• 0
  • 0 R$0,00

    Bolsa de compras

    • Nenhum produto no carrinho.

Quarta-feira de Cinzas. Dia de Jejum e abstinência.

Quarta-feira de Cinzas. Dia de Jejum e abstinência.

ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE:

Fraternidade e vida: dom e compromisso.

TEMPO DA QUARESMA

Jesus, ao passar pelas águas do Jordão, foi conduzido pelo Espírito ao deserto. Por quarenta dias, reviveu, na sua experiência, os quarenta anos do povo de Deus no deserto, como Moisés, que passou 40 dias no Sinai, ou Elias em seus 40 dias no Horeb, ou ainda Jonas em seus 40 dias em Nínive. A quaresma chega a cada ano como sinal sacramental da salvação – o sacramento dos 40 dias -, como tempo de preparação para a grande festa do coração, a vigília pascal. Esta preparação poderia ficar no plano superficial se não aproveitássemos para retomar a nossa fé no sentido mais profundo, quase como que recomeçando o caminho do discipulado, e fazer uma nova escolha de Deus, renunciando às falsas referências que trazem um sentido ilusório para nossa vida. Era assim que, no século IV, são Bento exortava seus monges e monjas: “Na alegria do desejo espiritual, esperem a santa Páscoa” (Regra Beneditina, 49).

Lembretes: A cor litúrgica é o roxo. Para guardar as energias para a grande festa, procura-se conter certas expressões de festa. Assim, o espaço da celebração fica mais despojado, sem flores (menos no 4º domingo da quaresma). Não cantamos nem o aleluia, nem o glória. Os instrumentos musicais ficam reservados apenas para o acompanhamento dos cantos litúrgicos.

*Alguns gestos, como ajoelhar-se, podem ser valorizados como expressão do coração penitente. O ato penitencial pode receber um destaque maior como anúncio da misericórdia de Deus, sendo enriquecido como rito de aspersão. A cruz ganha destaque. As celebrações do sacramento da penitência e da via sacra ocupam um lugar importante neste tempo.

*Os diversos domingos são associados com as diversas etapas do catecumenato (preparação para os sacramentos da Iniciação Cristã). O primeiro domingo é consagrado a escolher e acolher os candidatos para os sacramentos.O terceiro, quarto e quinto domingos são consagrados para abençoar e invocar a força amorosa de Deus sobre os catecúmenos, para que sejam libertados de todo mal, como também para a entrega do credo, dos evangelhos e da oração do Senhor. Sempre que houver catecumenato, as leituras podem ser tomadas do ano A, mais ligadas a este itinerário.

*Cada comunidade deve procurar a forma de relacionar a campanha da fraternidade com as celebrações da quaresma. Muitas comunidades têm feito esta ligação trazendo símbolos vinculados à campanha em algum momento da celebração, através das preces, por exemplo. A preocupação é organizar a liturgia de modo que a campana da fraternidade não abafe a proposta pedagógica da quaresma com um discurso racional, seja através dos cânticos temáticos, seja através dos comentários.

*Quanto às músicas, observe o Hinário Litúrgico da CNBB.

Você pode gostar também...

Ofertas Quaresma 2020 Apostolado Litúrgico

Deixe uma resposta