A ideia dos “painéis” para o ano litúrgico nasceu da necessidade que temos em nossas comunidades de um meio que nos leva a experimentar e a expressar as riquezas dos mistérios do Senhor que a liturgia celebra ao logo do ano.
São cinco painéis em tecido – que explicitam através da imagem, o sentido de cada tempo litúrgico, a partir do seu núcleo fundamental, que é a páscoa do Senhor.
O lugar mais indicado para o seu uso é o próprio espaço celebrativo recordando à assembleia, através do visual, a “boa noticia” de cada tempo litúrgico. Também na catequese, nos cursos de liturgia, nos retiros.
O Tempo Comum ocupa a maior parte dos nossos dias. São 33 a 34 semanas, distribuídas entre os dois ciclos especiais do ano litúrgico: o natal e a páscoa. Ocupa praticamente a metade do ano, com algumas semanas entre natal e quaresma e a parte mais longa depois de pentecostes até a festa de Cristo Rei, que marca o fim do ano litúrgico.
Os primeiros domingos do tempo comum são marcados por um clima de manifestação do Senhor, da sua missão na vida dos discípulos e discípulas.
Os domingos após pentecostes têm uma tônica pascal; é o evangelho do dia que relata sempre um acontecimento da vida e da missão de Jesus. De Domingo a Domingo, vamos acompanhando Jesus em sua caminhada missionária.
A espiritualidade do tempo comum nos ajuda a descobrir o dia-a-dia como tempo de salvação, conforme a promessa do Senhor: “Estarei com vocês todos os dias” (Mt 28,20). O tempo comum é a sucessão das semanas, tendo o domingo como dia maior que congrega a comunidade em torno da Palavra e da Ceia.
“Comum” não quer dizer menos importante, nem tampouco representa o que “sobrou”, mas o contexto inicial de toda celebração cristã do tempo.
O painel do tempo comum põe em evidência a importância do domingo como o dia da páscoa semanal. Cada domingo é a páscoa do Senhor que celebramos. Por isso, no centro está Cristo, Senhor do cosmos, do tempo, do tempo, da história e da vida. Ele é luz do mundo, o cordeiro pascal de onde brotam os rios da vida.
A forma quadrada (losango) e a cor do fogo indicam a Igreja no mundo, a cidade humana onde os cristãos vivem a luta cotidiana pela justiça do Reino. Celebramos a cada domingo a páscoa do Cristo e a nossa páscoa inserida na dele.