O que é?
O incenso é uma resina de perfume agradável, extraída de certas árvores. É queimado sobre brasa para produzir fumaça e perfume.
Às vezes o cheiro do incenso é ativado com essências aromáticas.
O Braseiro
O vaso para as brasas onde se queima o incenso é chamado braseiro, e também fogareiro, incensório ou incensário.
Quando o vaso tem correntes, para facilitar a incensação, chama-se turíbulo.
No Brasil
Para muitas pessoas o incenso lembra o defumador que veio da cultura antiga dos índios, negros e brancos. Ainda hoje há o costume de queimar ervas e raízes aromáticas com a finalidade de afastar influências negativas de pessoas e casas, e atrair boa sorte.
Muitos gostavam também de defumar as roupas e o lençóis para ficarem cheirosos.
Na Bíblia
O incenso foi um dos presentes oferecidos pelos magos ao menino Jesus (Mt 2,11), lembrando o que está escrito em Isaías:”…ouro e incenso é o que eles trazem, e vêm anunciando os louvores do Senhor “(Is 60,6).
Queimar incenso, na Bíblia é um ato de adoração a Deus.
As ofertas de sacrifícios eram acompanhadas de incenso (Lv 2).
Pode significar um pedido de perdão (Sb 18,21), um louvor (Ml 1,11), uma súplica (Ap 5, 8). No antigo templo havia o costume de queimar incenso pela manhã e pela tarde (Ex 30,7-9;Lc1,9-11).
Sentido
Nos salmos aparece um sentido bem especial.
A fumaça que sobe significa a pessoa que se aproxima de Deus pela oração: ‘’Suba a minha prece como incenso à tua presença, minhas mãos erguidas como oferta vespertina’’ (Sl 141).
Na comunidade
Em algumas celebrações o altar é incensado porque representa Cristo Jesus; no mesmo sentido é incensado o livro dos evangelhos na hora da proclamação.
Na missa pode-se incensar o pão e o vinho, os (as) ministros(as) e toda a comunidade. Os dons e as pessoas são apresentados a Deus.
Nas celebrações festivas do Ofício Divino, o incenso acompanha o canto de abertura, o hino e o cântico evangélico.
Em casa
Podemos usar o incenso em nossas casas para expressar:
-a comunhão com Deus, em um mundo barulhento e agitado;
-o louvor a Deus, por aquilo que ele é para nós;
-os nossos pedidos, as necessidades da família, dos conhecidos, do mundo inteiro e, de modo especial, dos irmãos mais abandonados.
Oração
Para acompanhar o momento do incenso no Ofício da noite:
Assim como este incenso perfumado sobre ao céu, recebe, Senhor, nesta oração, a nossa luta e o nosso louvor, as nossas aflições e as nossas alegrias, e que toda a nossa vida te bendiga, agora e sempre. Amém.
Texto: Pe. Domingos Ormonde