O Ano Litúrgico, um caminho pedagógico-espiritual

O culto da Igreja nasceu da páscoa e para celebrar a páscoa. É neste núcleo fundamental da nossa fé que o ano litúrgico tem sua origem. Foi organizado para manter viva a memória do ressuscitado na vida de cada pessoa e comunidade.

Cada celebração litúrgica é memorial de um único Mistério, que assume cor e forma diferentes de acordo com a particularidade do tempo litúrgico e da vivência da comunidade que celebra.

Quando vamos às origens das comunidades cristãs, vemos com que vitalidade e alegria celebravam a cada domingo, a páscoa semanal e com que intensidade esperavam a cada ano a páscoa do Senhor.

A liturgia como fonte e cume da vida espiritual da Igreja é a grande herança que nos vem das primeiras comunidades cristãs. Por isso, a Igreja na sua sabedoria foi assumindo o ano litúrgico, que tem como fundamento o Mistério escondido a séculos e agora revelado na pessoa de Jesus Cristo, através dos tempos.

O ano litúrgico nos propõe um caminho espiritual, ou seja, a vivência da graça própria de cada aspecto do Mistério de Cristo, presente e operante nas diversas festas e nos diversos tempos litúrgicos.

Em síntese, através do ano litúrgico, o crente faz a experiência de se configurar ao seu Senhor e dele aprende a viver “os seus sentimentos”(Fl 2,5).

Texto: Ir.Gabriela Sperandio,pddm 

           Ir.Veronice Fernandes,pddm

Livro: Painéis litúrgicos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu carrinho está vazio.

Retornar para a loja

sobre nós

coleções

finalizar

minha conta

coleções

Commercial delivery

Produtos

vestuário

Apostolado Litúrgico Brasil